Crianças na cozinha: Além da diversão é uma experiência que ensina e desenvolve habilidades

Infusor de chá: Como utilizar esse utensílio para o preparo de chá a granel?
23 de setembro de 2019
Black Friday com os melhores preços e produtos é no Utensílios do Chef
22 de novembro de 2019

Você sabia que deixar a criança passar um tempo na cozinha, pode estimular o desenvolvimento do seu pequeno? Além de ser um momento de muita diversão para a família, ao cozinhar a criança começa a ter noções sobre responsabilidade, organização e higiene.

Ter esse momento com a criança na cozinha, pode ser muito prazeroso, com muitos aprendizados e troca de afeto. Outro ponto positivo é poder ensinar ao seu filho as receitas típicas da região em que vive ou até mesmo aquelas de família que são passadas de geração em geração. Além disso, colocando a ‘mão na massa’, a criança acaba experimentando novos sabores e alimentos.

Aprendendo na cozinha:

Ensinar a cozinhar é um bom caminho que estimula e ensina hábitos alimentares. Ao pegar os ingredientes antes mesmo de começar o seu preparo, demonstra a importância que a organização tem para o resultado final. Esse é o momento ideal para falar também sobre a higiene, lavando os alimentos e as mãos.

  • A culinária é cheia de surpresas. A matemática, por exemplo, está presente nas seguintes atividades: medir, dividir e pesar os ingredientes.
  • Escolha das receitas: Para as primeiras vezes, prefira aquelas com poucas etapas e ingredientes. Explique para a criança os perigos da cozinha, para que ela não tente fazer sem a supervisão de um adulto, mas de uma forma que não assuste, deixando-a traumatizada. Fale sobre cada item, mostre como ele funciona e deixa que tenha contato com eles. Mas atenção: fogão e objetos cortantes são de responsabilidade do adulto.
  • Trabalho em equipe: Se você tem mais de um filho em casa, mesmo com idades diferentes, organize uma atividade que inclua todos. Desse modo, a criança não aprende apenas sobre alimentação: os cinco sentidos são estimulados, bem como a leitura, a escrita e o trabalho em equipe.

Não existe uma idade para inserir seu filho na cozinha. Quando você perceber que ele já tem habilidades suficientes em suas mãos, para manipular os alimentos, esse pode ser considerado o momento ideal para introduzi-lo na culinária.

Venha, vamos lavar as mãos, colocar o avental e seguir uma boa receita de cozinha! Confira opções do Utensílios do Chef para deixar esse momento ainda mais especial:

Conjunto cupcake: http://bit.ly/2pwtlIT

Avental Infantil: http://bit.ly/2oAy8sr

Faqueiro 3 peças:
Monstros SA: http://bit.ly/2o1cfCp
Moana: http://bit.ly/2o2Ds7I

Acesse nosso site e confira as novidades: www.utensiliosdochef.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *