Uso correto de Utensílios na cozinha ajuda a evitar Contaminação Cruzada

Taças: Conheça o formato ideal para cada tipo de bebida
30 de maio de 2019
Dicas de utensílios essenciais para preparo de doces
15 de julho de 2019

Uma parte significativa da sociedade desconhece o que é Contaminação Cruzada e como ela ocorre na alimentação. O que acontece nesses casos é a transferência de microrganismos patogênicos – que pode causar uma doença – de um material contaminado para outro, direta ou indiretamente.

Esta transferência acontece com mais frequência em alimentos, causando infecção ou intoxicação alimentar. Outra forma muito comum a qual acontece a contaminação, é a utilização de utensílios na hora de preparar um determinado alimento e logo em seguida usá-lo para fazer outro sem a devida higienização entre os processos.

Além disso, a contaminação cruzada é uma das principais causas de Doenças Transmitidas de Alimentos – as DTAs – que podem ocorrer de forma moderada ou mais agressiva, em crianças, gestantes, idosos e pessoas com imunidade baixa.

Atenção na cozinha

Por ser a forma mais conhecida de contaminação cruzada, tome sempre alguns cuidados na cozinha. Por exemplo: Usar uma faca para cortar carne crua e na sequência utilizá-la para cortar um outro alimento, já é suficiente para que haja transferência de bactérias existentes na carne, para os demais alimentos. Confira algumas falhas que resultam em contaminação cruzada:

  • Utilizar facas e tábuas para manipulação de alimentos crus e cozidos sem higienização correta;
  • Utilizar a mesma bancada para preparo de alimentos diferentes ao mesmo tempo;
  • Colocar alimentos cozidos e crus em equipamentos sujos;
  • Armazenar alimentos diferentes no mesmo refrigerador sem separação correta;
  • Falta de higienização nas mãos durante o preparo.

Portanto, para evitar a contaminação é importante separar o alimento na hora do seu preparo. Usar materiais de qualidade e até mesmo protegidos, garante que a comida não seja contaminada por bactérias. Tábuas de polietileno são indicadas para residências, além de ser obrigatória pela Anvisa em estabelecimentos comerciais. A separação por cores facilita a não utilização de uma mesma tábua de corte para diferentes tipos de alimentos.

Visite a Loja Online do Utensílios do Chef e confira as Tábuas de Polietileno e pegadores para auxiliar na prevenção de contaminação.

Link Tábuas de Polietileno: http://bit.ly/2Z0nND5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *