Taças: Conheça o formato ideal para cada tipo de bebida

Como não limpar panelas antiaderentes
Como limpar panelas antiaderentes
19 de novembro de 2018
Uso correto de Utensílios na cozinha ajuda a evitar Contaminação Cruzada
12 de junho de 2019

Dia dos namorados chegando e você está pensando em organizar um jantar especial, mas está em dúvida sobre qual copo ou taça é indicado para servir cada bebida? De Cristal ou vidro? Com boca larga ou estreita? Saiba que não está sozinho nessas dúvidas. São tantas opções e modelos que a maioria das pessoas confundem na hora de usá-los.

Pensando em uma maneira de solucionar suas dúvidas sobre o assunto, preparamos ótimas dicas para você acertar na hora de fazer a escolha dos copos e taças para seu jantar romântico. Confira:

Taça Margarita: Um dos drinks mais pedidos em bares e festas, a Margarita é um coquetel feito com tequila. O formato da taça ajuda a liberar e ressaltar o sabor, além de dar um toque único para a bebida e tornar a degustação ainda mais agradável. Podem ser utilizadas parar servir sobremesas com beleza e elegância.

Vinho tinto: Por ser mais intenso, ele necessita de taças com o corpo maior, desse modo com o leve balanço a bebida libera aromas e os sabores que possui. As taças mais usadas para servir esse vinho são a Borgonha e Bordeaux. A taça Borgonha serve vinhos Pinot Noir, Rioja tradicional, Barbera Barricato, Amarone e Nebbiolo. Já a  taça Bordeaux é indicada para vinhos mais encorpados como: Carbenet Sauvignon, Carbenet Franc, Merlot, Syrah e Tannat.

Vinhos Brancos: As taças costumam ser de pequeno ou médio porte, para conservar a temperatura que deve ser consumida gelada ou fria. Além disso, possui aba mais estreita para acentuar as notas e aromas das frutas usadas no vinho.

Vinhos do Porto: A taça para esse vinho é um pouco menor da que é usada para servir o vinho branco. Modelos em formato tulipa são os mais recomendados para que a bebida respire, libere o sabor e seja levemente agitada para que se possa sentir melhor o seu aroma.

Martini: Ele necessita de uma taça de porte pequeno, corpo triangular e haste longa, para evitar o contato do calor das mãos com a bebida. Ele é servido gelado, em doses pequenas e sem gelo.

Champanhe e Espumantes: Conhecidos como taças flauta, têm corpo longo e retilíneo, projetados para não deixar as borbulhas do champanhe se dispersar. Desse modo facilita a melhor percepção do sabor e sentir melhor o frescor e a delicadeza dos espumantes.

 

Curiosidades: 

  • Prefira taças em vidro, cristal ou cristal de vidro incolor para poder analisar a cor e a maturidade da bebida;
  • Lave e enxague com cuidado as taças de vinho, dessa forma o produto usado não altera o sabor da bebida;
  • Armazene as taças em locais livres de umidade;
  • Muitas taças de bebidas podem ser utilizadas para servir sobremesas devido seu formato e beleza, como o caso da taça Margarita.

Gostou das nossas dicas? Deixe sua opinião nos comentários e aproveita para acessar nosso site e conferir os nossos produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *