Dia Mundial do Chocolate: desfrute dessa data preparando uma trufa caseira

Panela wok: quando usá-la?
28 de junho de 2018
Como embelezar a mesa para as refeições
28 de agosto de 2018

No dia 07 de julho celebra-se, e desfruta-se, mundialmente o Dia do Chocolate. Essa iguaria foi descoberta pelos astecas, entre os séculos 13 e 16, que tinham como costume utilizar as sementes do cacau, matéria prima do chocolate, para preparar uma bebida considerada sagrada por esse povo. Com cacau, baunilha, pimenta e água surgiu a primeira forma do chocolate, o tchocolatl, que em sua língua significava bebida amarga. Com o tempo, essa mistura foi aperfeiçoando-se e chegando à atual composição do chocolate que conhecemos e amamos tanto.

Para comemorar essa data tão deliciosa, por que não preparando, e deliciando-se, de uma trufa de chocolate caseira? Então, pegue seu caderninho de receitas e anote o passo a passo dela a seguir.

Você vai precisar:

  • 150 gramas de chocolate ao leite;
  • 350 gramas de leite condensado;
  • 160 gramas de chocolate em pó;
  • 80 gramas de manteiga.

Como fazer:

1. Quebre a barra de chocolate ao leite (150 gramas) em pedaços e derreta-a em banho-maria. Para esse procedimento, você precisará de uma panela e um bowl de vidro. Na loja virtual Utensílios do Chef, você encontra ambos objetos para realizar esse procedimento com sucesso. Isso porque, a borda da vasilha de vidro deve encaixar-se à da panela à medida de que apenas o seu fundo encoste-se à água de dentro dela.

Portanto, adquira nosso vasilhame de vidro, com 23 centímetros de perímetro, que se adéqua impecavelmente à panela em cerâmica, de 1,8 litros e 18 centímetros.

2. Após o método de banho-maria, insira o chocolate ao leite derretido em uma forma de silicone. Para que essa iguaria não se quebre no momento de desenforma-la, é indispensável o uso desse tipo de molde. Adquira a sua, clicando aqui.

Para que a camada externa de chocolate ao leite fique fininha e ainda caiba o recheio na trufa, espalhe-o com um pincel culinário, também em silicone. Leve a assadeira em corações da Utensílios do Chef para o freezer e mantenha-a lá por 10 minutos.

3. Em outra panela de cerâmica, derreta uma lata de leite condensado (350 gramas) e misture-a com quatro colheres de chocolate em pó (160 gramas) e duas de manteiga (80 gramas) através de uma espátula de silicone, para que esse brigadeiro não grude e queime no fundo da panela.

4. Retire a forma de silicone da geladeira e recheie a trufa com o brigadeiro em temperatura morna. Após isso, insira mais uma camada de chocolate ao leite derretido e passe uma faca para uniformizá-la. Retorne com as trufas prontas ao congelador por mais 20 minutos e pronto! Comemore o Dia Mundial do Chocolate com uma deliciosa trufa caseira de chocolate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *