Mini-chefs: descubra seis delícias de cozinhar com seus filhos

Churrasqueira: saiba como acertar na hora de preparar as carnes
16 de maio de 2018
Growler: motivos para adquirir um
18 de maio de 2018

A rotina corrida e as demandas no trabalho/escola acabam por consumir todo o tempo das famílias durante a semana. Pais e filhos se encontram somente à noite, e praticamente não há espaço para o convívio familiar e a interação.

Quando finalmente chega o final de semana, o cansaço muitas vezes impede os passeios no shopping e no parque. Entretanto, há uma atividade ideal para ser feita entre pais e filhos, que não demanda muito esforço nem locomoção.

O ato de cozinhar já é visto por muitos como um hobbie ou uma forma de relaxamento. Mas, quando a atividade conta com a presença das crianças, ela pode render muitas descobertas e aprendizados.

Confira agora que delícias você e seus filhos podem descobrir na cozinha, além das receitas e, claro, da comida.

  • Brincadeiras
    Com o estímulo certo é possível entreter a criança no ambiente da cozinha. Como são muito agitados, os pequenos perdem o interesse rapidamente, por isso, quando for cozinhar com seu filho, procure estar sempre prendendo sua atenção com atividades e brincadeiras com os ingredientes.
  • Aprendizado
    A partir dos quatro anos as crianças já podem estar presente na cozinha como ajudantes. Separar ingredientes sólidos em recipientes e acompanhar a preparação da receita são atividades simples, mas suficientes para a criança absorver o conhecimento. Outro aprendizado que a cozinha traz, é a percepção da origem e da importância dos alimentos.
  • Convívio
    Passar algumas horas cozinhando com as crianças é uma maneira eficiente de aumentar o contato e a proximidade entre pais e filhos, ainda mais quando elas acompanham nas idas ao supermercado.
  • Desenvolvimento
    Incrementar o hábito de cozinhar pode desenvolver talentos culinários na criança, além de aprimorar as noções matemáticas de pesos e medidas.
  • Valores
    O ofício na cozinha abrange valores como organização, responsabilidade, ordenação e trabalho em grupo, sendo, portanto, a atividade ideal para a criança fortalecer essas características.
  • Autoestima
    Ajudar na cozinha e colher os resultados do processo, são situações que contribuem para o desenvolvimento da confiança e da autoestima da criança. Comer algo que ele mesmo fez é gratificante e motivo de orgulho para o pequeno.

Gostou das informações? Então, que tal começar hoje mesmo com o hábito de cozinhar com as crianças? Anote a receita a seguir, e aproveite cada instante na presença dos filhos.

Cookies com gotas de chocolate
Nível de dificuldade: Fácil     Tempo de preparo: +45 minutos     Rendimento: 60 porções

Ingredientes
2 ovos
¾ xícara de açúcar mascavo
½ xícara de açúcar
250 gramas de manteiga
1 colher de chá de fermento químico
2 ½ xícaras de farinha de trigo
100 gramas de coco fresco
1 xícara de gotas de chocolate


Modo de preparo
Em uma tigela, bata ligeiramente os ovos e adicione a manteiga e os açúcares, misturando bem.
Acrescente a farinha de trigo, o coco, as gotas de chocolate, e o fermento e mexa até obter uma pasta.
Estenda a massa sobre uma superfície coberta com papel-manteiga e coloque-a em uma travessa.
Deixe gelar por 15 minutos.
Coloque a massa em uma superfície lisa e use forminhas para cortar os biscoitos.
Transfira-os para uma assadeira forrada com papel-manteiga.
Leve ao forno (180 ºC) por 20 minutos ou até os biscoitos ficarem dourados.
Opcional: Polvilhe com açúcar branco, ou decore como preferir.


Atenção:
Não deixe as crianças perto de objetos afiados, fornos e água quente.

Para preparar essa e muitas outras delícias, conte com os acessórios e objetos de cozinha da Utensílios do Chef. No site você encontra formas, panelas, assadeiras, espátulas, facas, travessas e diversos outros utensílios para tornar a ato de cozinhar mais simples e prazeroso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *